Amigdalite – Tratamentos Naturais

Com a chegada do inverno faz-se mais uma vitima: a nossa garganta. A amigdalite, também chamada angina tonsilar, é a inflamação das amígdalas, ou tonsilas palatinas. Vamos entender nesse artigo um pouco mais sobre essa doença, riscos, sintomas e algumas maneiras eficazes de tratá-la com alimentos naturais.

Causas da Amigdalite

amigdalite, doença, causa

As infecções bacterianas ou virais constituem a causa mais direta de amigdalite. Os naturopatas apontam como causas básicas o mau funcionamento do intestino e alimentação incorreta, como por exemplo: alimentos mal preparados, excessivamente quentes, muito salgados, muito condimentados ou muito gelados.

Riscos: infecções recorrentes das amígdalas pelo estreptococo beta-hemolítico podem trazer consequências indesejáveis para o coração ou os rins, de modo que se requer tratamento medico adequado.

Tratamentos naturais para combater a amigdalite

Muito se falam da existência de diversas receitas caseiras para tratar a amigdalite. Na verdade, muitos desses tratamentos caseiros são bastante eficiente no controle e cura da doença, veremos alguns.

Hortaliça

  • Pepino: ensina o Dr. Teófilo L. Ochoa que o suco de pepino adoçado com mel é excelente para combater a inflamação das amígdalas. Deve-se tomar uma xícara do suco natural duas vezes ao dia.
  • Tomate: gargarejos com suco de tomate verde (três vezes ao dia). Ao mesmo tempo, aplicar também ao pescoço compressas quentes de tomate cozido e misturado com azeite.

Frutas

  • Abacaxi: gargarejo com suco de abacaxi adoçado com mel (três vezes ao dia) é um excelente remédio caseiro.
  • Romã: gargarejo de chá de casca de romã (duas vezes ao dia) também é uma ótima alternativa natural.

Plantas

  • Alfavaca: preparar o chá bem forte de alfavaca e gargarejar várias vezes ao dia. Ao gargarejar, tomar alguns goles; também pincelar a garganta com o sumo dessa planta. Além de ser um chá caseiro muito gostoso, ainda vai te ajudar a acabar com a amigdalite.
  • Transagem: essa é uma famosa planta que é conhecida por diversos nomes, dependendo da região, é chamada de tanchagem, orelha de veado, 7 nervos, tansagem, taiova e tanchá. A planta é muito usada para variadas infecções, incluindo o tratamento para amigdalite.

A transagem deve ser usada da seguinte maneira: em gargarejos, usa-se o chá para combater as inflamações das amígdalas. E o que mais se deve notar é que os gargarejos constantes com o chá dessa planta combate expressivamente a inchação das amígdalas. Preparar o chá bem forte e gargarejar várias vezes ao dia. Ao gargarejar, tomar alguns goles. Pincelar também a garganta com o sumo dessa planta.

Outros tratamentos naturais

Bebida alcalinizante: tomar todos os dias, em jejum, meia hora antes da primeira refeição e entre as refeições.

tratamento natural para amigdaliteComo  preparar: deixar de molho em meio litro de água uma colher (das de sopa) de linhaça e duas colheres (das de sopa) de farelo de trigo, durante a noite. De manhã, bem cedo, escolher um ou mais legumes (pode-se variar; por exemplo: batata, beterraba, aipo, nabo, cenoura com a casca, muito bem lavados). Cozinhar por uns vinte minutos esses vegetais em 700ml de água.

Pode-se usar uma batata média, uma cenoura e um nabo bem picados, ou uma cenoura, um aipo e uma beterraba. Procure variar conforme a disponibilidade. Separar apenas o líquido.

Os legumes cozidos podem ser guardados na geladeira para uso de quem não estiver em tratamento. No almoço, misturar os dois líquidos, coados (ou do cozimento dos vegetais com um contendo a linhaça e o farelo de trigo, filtrado). Se for tempo frio, aquecer levemente (de preferência em “banho-maria”) e tomar, vagarosamente, um copo dessa bebida em jejum.

Alimentação durante a amigdalite

Na fase aguda, alimentação liquida ou semi-líquida: sucos de frutas, maçã ralada, purês, etc. Outra ótima dica é preceder à higiene intestinal através de refeições exclusivas de maçãs, que devem substituir algumas refeições convencionais.

Lembrando que, essas são apenas informações para ajudar no tratamento, o ideal é que procure um médico profissional da área e relate o problema para poder tomar as providências necessárias de acordo com o estado da infecção.

Mais conteúdo: Revitalle Caps – Descubra: Funciona? É Bom? Para que serve, Bula e Como tomar