Doença Crista de Galo? O que é, Tratamento, Causa, Prevenção, Fotos

A doença crista de galo, que também pode ser conhecida como: condiloma acuminado, verruga genital, figueira, cavalo de crista, é uma DST (doença sexualmente transmissível) causada pelo Papilom Avírus Humano, em português – Papilomavírus Humano – por isso é cientificamente conhecida como HPV.

Diagnóstico da crista de galo em Mulheres

Nas mulheres pode ser encontrada na vulva, no períneo, na região perianal, na vagina e no colo uterino. A infecção pode ser diagnosticada através do exame de prevenção do câncer, o famoso Papanicolau. Essa infecção é bastante comum e nem sempre resulta em câncer.

No caso de resultados anormais no exame de Papanicolaou, a mulher deverá ser examinada pela colposcopia na região perianal, da vulva, vagina e do colo uterino. Estes detectarão a presença de imagens alteradas; e a critério médico poderão ser biopsiadas para estudo anatomopatológico.

Em mulheres é mais comum a identificação crista de galo dst, pois elas fazem exames mais periodicamente.

Diagnóstico da doença Crista de Galo em Homens

foto da doença crista de galo

Nos homens, as localizações mais frequentes são a glande, o sulco balanoprepucial e a região perianal. O diagnóstico é baseado na história clínica do paciente e no exame físico bem detalhado. Urologistas experientes reconhecem o HPV logo ao observar a verruga suspeita.

Será examinado a entrada do canal da urina no pênis, para complementar, um exame de peniscopia poderá ser usado para confirmação do diagnóstico. Vale ressaltar que existem verrugas que não se referem a essa doença.

Os homens às vezes relaxam e esquecem de cuidarem da saúde, por isso torna-se mais difícil a identificação da doença crista de galo. Caso você, homem, esteja com alguma suspeita de infecção, não deixe de procurar um médico para avaliar.

Causa da doença

A DST crista de galo poderá ocorrer em homens e mulheres que sejam ativos sexualmente, independente da idade, seja na adolescência, juventude, meia e terceira idade. Ela é transmitida por meio de contato direto sendo: pele com pele ou pele e mucosa. Vale observar que qualquer tipo de relação, seja anal, vaginal ou oral está sujeita a infectar uma pessoa.  Uma vez que essa não estiver prevenida – e não há a necessidade da penetração para que ocorra – basta o contato com um infectado que o risco será iminente.

Tratamento para Crista de Galo

Cada caso é um caso, o seu médico é quem deverá orientar sobre o melhor tratamento. Mas, um tratamento químico que é muito indicado é a utilização de Ácido ricloroacético 80% a 90%. Outro Imunoterápico muito bom é o Interferon alfa e beta, imiquimod e retinóides.

Há também casos cirúrgicos. Para esses, existe a curetagem, excisão com tesoura ou bisturi, que é um procedimento cirúrgico de remoção da lesão por meio do corte da pele ao redor permitindo sua retirada. É usada tanto para remoção de lesões benignas quanto malignas e também a laser. A associação entre métodos como laser e interferon tem se mostrado um tratamento muito eficaz.

Certos tipos dessa doença crista de galo aumentam o risco para câncer genital, principalmente em mulheres. Após o diagnóstico da infecção pelo HPV, a maioria terá regressão espontânea. O tempo necessário para esta regressão varia de 6 a 18 meses. Algumas mulheres apresentarão persistência ou progressão, podendo desenvolver uma lesão pré-cancerosa. Isto pode levar anos e depende também de outros fatores, dentre os quais o mais importante é a imunidade baixa.

Prevenção da Crista de Galo

Mesmo em tempos tão modernos, ainda existem casos de pessoas que adquiriram algum tipo de doença que poderiam ser prevenidas com naturalidade e apenas com uma simples atitude de segurança. A verdade é que, o ser humano, com sua mania de dar atenção só depois que já aconteceu, ainda paga pela sua ignorância.

Quando falamos de ignorância queremos dizer: estado de quem não está a par da existência ou ocorrência de algo (considerado inocente e ingênuo). Não estamos apelando para a ideia de falta de informação, mas sim a ideia de que é um Ignorante por ser uma pessoa que despreza aquilo que lhe do foi informado. Mesmo sabendo dos riscos, o ser humano os desconsideram e se entrega numa desenfreada vida de sorte.

E, se tem uma coisa que se encaixa perfeitamente nessa nossa descrição de atitudes e falta de prevenção, é quando falamos de doenças sexualmente transmissíveis, ou termo mais conhecido, DST. O número de pessoas infectadas com DST é absurdo. Infelizmente, se cada um não fizer sua parte e se conscientizar dos riscos existentes nesse meio, não há nenhuma chance desses números de infectados diminuírem.

É claro que quando se trata dessa doença, a primeira coisa que vem a nossa mente é a AIDS, ou HIV, porém não é só ela que atinge pessoas através de uma relação sem proteção. Existem muitas outras que podem afetar uma pessoa, um exemplo é a própria “Crista de Galo”.

A prevenção para esse tipo de doença depende da conscientização de cada um. É dizer não quando for preciso, é ter responsabilidade não só com nossos corpos, mas também os dos outros. E prevenir é muito melhor e mais fácil do que se tratar.

Imagens de Crista de galo no homem e na mulher

Atenção: devido a esse site tratar de assuntos pertinentes e abertos à pessoas de todas as idades, inclusive crianças, usamos o bom senso e retiramos todas as imagens da doença crista de galo.

Se você quiser tirar suas dúvidas e ver imagens de crista de galo, na web você encontrará muitas livremente, já que esse problema de DST tem aumentado muito. E fotos de crista de galo é o que não faltam.