Para que serve o remédio sertralina, emagrece ou engorda?

As dúvidas são muitas, uns dizem que a sertralina emagrece, outros que engorda. E por isso, nesse artigo vamos aprender para que serve o remédio sertralina. Esse medicamento faz parte da lista de antidepressivos que as pessoas procuram quando precisam perder peso. Embora alguns remédios relacionados ao tratamento de doenças mentais/emocionais são recomendados pelos médicos para esse propósito, ao contrário, a  sertralina não é indicada para esse fim. Sigamos em frente!

Cloridrato de sertralina para que serve?

Como dito acima, esse remédio serve para muitas coisas. O intuito principal é usá-lo para ajudar no tratamento de pessoas que sofrem de depressão, fobia, pânico, transtorno de estresse, tensão pré-menstrual, TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo – tanto em criança quanto em adulto) e outras doenças do tipo.

Mas, hoje em dia muita gente, erroneamente, acha que o cloridrato de sertralina serve para emagrecer. Muitos acabam tentando adquirir o remédio sem prescrição médica e correndo riscos de adquirir outros problemas de saúde.

Curiosidade: as pessoas têm usado também outros remédios que julgam ser eficientes, como a bupropiona para emagrecer.

Sertralina Emagrece ou Engorda

Isso mesmo! O remédio Sertralina emagrece ou engorda, e isso vai depender de cada indivíduo, de, cada organismo, dos efeitos colaterais que pode variar de uma pessoa para outra, entre outros fatores.

Porque a Sertralina emagrece?

para que serve remédio sertralina

Apesar do remédio não ter foco científico nisso, às vezes a sertralina emagrece devido ao efeito colateral ou uma melhora no quadro emocional. Por exemplo: se a pessoa sofre de ansiedade e é medicada com o cloridrato de sertralina, ela melhora, fica mais calma, menos ansiosa; e com isso ela tende a comer menos e controlar melhor sua alimentação. Há ainda a questão de que o remédio sertralina em alguns casos, causa efeitos colaterais como falta de apetite e enjoos. Assim, ela vai se alimentar menos e acabar perdendo peso. Mas ela não serve para emagrecer, isso é apenas um efeito colateral.

Porque a Sertralina engorda?

Na contramão do emagrecimento,  há relatos de pessoas que afirmam que a sertralina engorda. Na verdade não há nada comprovado, mas algumas hipóteses pode ser o próprio efeito do remédio. Por exemplo: descontrole e alteração no apetite. É aceitável também pensar que uma pessoa quando está com depressão muitas vezes tem como sintoma a ausência de fome, vontade de comer. Daí, quando inicia o processo de cura através do cloridrato de sertralina, ela começa a ter mais apetite; e consecutivamente começa a engordar ou pelo menos ganhar um pouco de peso.

A sertralina não serve para quem quer ganhar peso, isso é apenas um possível efeito. Portanto, se seu intuito é ganhar peso, existem outros remédios que são prescritos e servem para engordar, por exemplo, o Profol.

Sertralina dá sono?

sertralina dá sonoA sertralina dá sono, esse é um dos efeitos comuns do remédio. Porém, não é recomendado que tome o medicamento para esse propósito específico. Para dar sono existe outros remédios fabricados unicamente para esse objetivo. Além do mais, ironicamente, um dos efeitos colaterais que o cloridrato de sertralina proporciona é justamente a insônia (falta de sono). Esses efeitos vão mudar de acordo com cada paciente e seu organismo.

É importante salientar que, caso a sertralina estiver causando sono ou insônia demasiadamente, é aconselhável procurar seu médico para relatar os fatos. Dessa maneira, só ele irá tirar as conclusões e se preciso, prescreverá um outro remédio.

Sertralina e álcool

Sertralina e álcool não combina! Ela age quimicamente no cérebro afetando substâncias que estão instáveis no indivíduo que está com algum transtorno do tipo compulsivo, pânico, obsessivo etc. E consumindo álcool, o paciente pode ter alguns sintomas/efeitos colaterais aumentados. Mesmo sem tomar álcool, a pessoa que toma o medicamento pode ter alterações, por exemplo, nos pensamentos e reações. Qualquer atividade que requer mais atenção, deve ser cuidadosamente vigiada pelo paciente, como por exemplo, dirigir. Então, sertralina com álcool é rigorosamente perigoso e só serve para agravar os problemas.

Sertralina na gravidez

A sertralina na gravidez não acarreta problemas com a gestante ou bebê, embora seja recomendado consultar um médico para relatar sobre qualquer uso de medicamento que esteja tomando. Só o profissional da saúde é que vai determinar corretamente o que deve ser feito, qual remédio pode e/ou deve tomar e se é necessário a interrupção do medicamento.

O que é recomendado em casos de gravidez e amamentação, é que se tome o mínimo de remédios possíveis; e para isso um genecologista é que vai diagnosticar e fazer as recomendações certas, tanto para a saúde da mãe quanto da criança.

Sertralina posologia

A posologia da bula do cloridrato de sertralina diz o seguinte: o remédio deve ser tomado todos os dias, sendo de manhã ou à noite. As cápsulas que são revestidas podem ser tomadas sem ou junto com a alimentação.

Quando o tratamento for para TOC ou depressão, o remédio deve ser administrado com a dose diária de 50mg.

Os efeitos começa, a aparecer em 7 dias, mas no tratamento de TOC em especial, geralmente são necessários períodos maiores.

Você vai gostar de ler também para que serve o Revitalle Caps.

Superdosagem

Como a maioria dos remédios, a superdosagem de sertralina tem que ser tratada com rigor. Pode ocorrer vários sintomas indesejáveis como: náuseas, vômitos, tremor, sono excessivo, muita agitação,  aumento da frequência cardíaca, vertigem. Inclusive, há relatos de morte quando foi usada a sertralina em alta dosagem, principalmente quando associada ao álcool e/ou outros remédios.

Preço sertralina 50mg

A sertralina de 50mg é a mais comum e mais comprada. Infelizmente o preço da sertralina não é barato. A caixa do remédio de 50mg que vem com 28 ou 30 comprimidos, é encontrada por um absurdo que varia de R$65,00 à R$ 90,00. Em farmácias online o preço costuma ser um pouco mais baixo, porém deve-se tomar cuidado para não comprar em sites suspeitos ou ilegais. Além de você estar adquirindo um remédio que pode não fazer efeito nenhum, vai estar correndo o risco de comprar medicamentos clandestinos.

Lembrando que os preços acima só servem para ter uma base e não devem ser levados ao pé da letra.

Nunca tome a sertralina sem receita médica e nunca adquira das mãos de comerciantes duvidosos.

Bula da Sertralina

O correto é procurar pela bula da sertralina em farmácias, sites confiáveis do governo ou então pedir alguém que faça uso do remédio que lhe mostre a bula. Nela você vai encontrar a forma certa de tomar, horário, posologia, recomendações, efeitos colaterais, composição, contra-indicação, para que serve o remédio, etc.

O importante é que nunca faça uso desse, nem de qualquer outro medicamento sem prescrição médica. Isso vai comprometer sua saúde.